Duas estacas já foram cravadas no local da construção que deve ser terminada até 2017
As primeiras operações no canteiro de obras começaram nesta segunda-feira, mas o começo da construção da nova Ponte do Guaíba será oficializada nesta terça. Cerimônia com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, terá a assinatura da ordem de início dos serviços, às 14h na área em que será erguida a via pelo Consórcio Ponte do Guaíba (Rua João Moreira Maciel, 8880, Bairro Humaitá).
O projeto de travessia tem orçamento de R$ 649,6 milhões e foi licitada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O prazo contratual de conclusão da obra é outubro de 2017.
Neste primeiro momento de trabalho estão previstas a implantação do canteiro industrial para a fabricação das peças pré-moldadas (vigas e estacas); a preparação das áreas para a construção; e implementação de caminhos de acesso. Nesta segunda-feira, operários iniciaram cravação de duas estacas.
A ponte terá uma extensão de 2,9 quilômetros, além de 7,3 quilômetros em obras de alargamentos da ponte Saco da Alemoa, elevada, e viadutos. Com 28 metros de largura nos vãos principais, a pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central.
O empreendimento ainda prevê melhorias no sistema viário existente em Porto Alegre. Entre elas, adaptações do acesso à avenida Dona Teodora e dos acessos às BRs 116/290 junto à Ponte do Saco da Alemoa, além de melhoramentos na avenida João Moreira Maciel.
Fonte: Correio do Povo |